sábado, 30 de março de 2013

TANGRAM



Recortar este quadrado, formando as sete peças que  serão utilizadas para montar as figuras. O ideal é recortá-las em EVA, ou papel cartão_ um material mais resistente.












O Tangram é um jogo antigo Oriental constituído por sete peças (também conhecidas por tans): 5 triângulos de tamanhos diferentes, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
O objectivo deste jogo é conseguir fazer uma determinada forma, usando as sete peças.
Não se conhece ao certo a origem do tangram. Nem a data de concepção, ou sequer o seu inventor.
A referência mais antiga, é de um painel em madeira, de 1780 de Utamaro com a imagem de duas senhoras chinesas a resolver um tangram. Em chinês, o tangram é conhecido como Chi chiao tu, ou as Sete Peças Inteligentes.
A mais antiga publicação com exercícios de tangram é do início do século XIX. Chegou rapidamente ao EUA e à Europa e ficou conhecido como o puzzle chinês. Desde então, são criados tangrams em todos os tipos de materiais, desde cartão a pedra, plástico ou metal.
A Enciclopédia de Tangram foi escrita por uma mulher, na China, há 130 anos atrás.
É composta por seis volumes e contém mais de 1700 problemas para resolver.

Ainda hoje o Tangram é muito utilizado um pouco por todo o mundo, especialmente por professores no ensino de geometria.
A sua simplicidade, e capacidade de representar uma tão grande variedade de objetos, mas ao mesmo tempo dificuldade em resolvê-los explica um pouco a mística deste jogo.

É excelente para desenvolver o raciocínio lógico-matemático.
É importante não mostrar a solução do problema. Deixar o aluno montar primeiro e comparar com o modelo. Depois de esgotadas suas possibilidades, permitir que ele compare com a solução.
Muito interessante também, é o aprendiz colar (caso as peças sejam feitas de papel) em folha ofício (ou outro suporte, tipo cartolina, papel cartão, etc) e depois complementar a cena com canetinha, lápis de cera, etc. Oferece possibilidades de criar personagens e histórias orais ou escritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário