domingo, 20 de janeiro de 2013

ESTREITANDO OS LAÇOS- CAPAS PARA CADERNOS


Hoje, encontramos muito material escolar bonito, que as crianças adoram. É um primeiro passo para o incentivo ao estudo, a cuidar do material, se sentir bem em relação às tarefas escolares, pois a beleza trabalha o lado estético da criança e se queremos que ela seja caprichosa, cuidadosa, precisamos colocá-la em contato com o belo.
 Se seu material escolar é sem cor, sem detalhes chamativos ela não vislumbrará as possibilidades de criar também o que é bonito. Isso faz parte dos fundamentos de Arte Educação. Porém, ao invés de dar tudo pronto a ela _o que hoje acontece comumente a todo instante e em todos os aspectos da vida infantil_ que tal deixar que ela participe da confecção de seu material escolar? Ela poderá colorir, contornar com glitter, acrescentar aspectos à cena e garanto que se sentirá muito bem ao apresentar às pessoas o que ela fez. 
É a sugestão que apresento de capas de cadernos para colorir (não são criação minha, mas foram encontrados na web). Lembra antigamente quando as mães encapavam os cadernos dos filhos. Assim, sugiro:
1- comprar os cadernos de capa grossa, tipo Ata, preto mesmo (ou de acordo com as exigências da escola)
2- encapá-los com papel colorset, fantasia, camurça ou outro, desde que colorido (azul, vermelho, verde...)
3- imprimir as capas sugeridas aqui e recortar a margem, de forma que ela ficará menor que o caderno, aparecendo uma moldura colorida do caderno encapado. Se quiser, poderá também imprimir outros desenhos do gosto da criança.
4- deixar a criança colorir e colocar os detalhes complementares à cena (se desejar). 
5- Escrever os dados de identificação ou deixar que a criança o faça, caso tenha condições para isso.
6-colar sobre o caderno
7- passar contact transparente ou encapar com plástico grosso transparente. 
Faça tudo isso junto com seu filho. Ele ficará feliz ao ter este tempo com você. A aproximação será fundamental para que você não apenas cobre dele o desempenho esperado, mas isso demostra que se interessa por ele. Para nós adultos, o que parece óbvio, nem sempre o é para a criança.
Bom começo de ano escolar!!!!
Magda Kokke




Nenhum comentário:

Postar um comentário