sábado, 5 de maio de 2012

JOÃOZINHO E MARIA

Esta história, em forma de música, foi cantada por minha mãe, me embalando para dormir. Da mesma forma, fiz com meus filhos e agora, canto para meus netos!
Era uma vez um menino, muito teimoso chamado Joãozinho.
Era guloso e levado, mas de maria, bom irmãozinho.
Certo dia porém a brincar, numa floresta foram passear
E os dois a brincar distraídos, saem do caminho, ficam perdidos.
As horas passavam e a neve caía. A sombra da noite, assim lhes dizia:
Andem mais um bocadinho e encontrarão um caminho.
Vendo depois uma luzinha, à porta de uma casinha.
Qual não foi sua surpresa, ao verem tanta beleza!
Daquela casa se aproximaram; com água na boca, ficaram.
De pão-de-ló, a casinha; de chocolate,a janelinha; telhado de marmelada e de rapadura, era assoalhada.
E bolinhos numa frigideira, estava fritando, uma feiticeira.
E Joãozinho e Maria zás-trás, comem um bolinho, dois, três e mais.
A velha que os doces deixou sobre a mesa, resmunga zangada, com pouca certeza:
Chip, chip, minha gatinha; não coma os meus bolinhos!
Vendo os meninos depois, numa gaiola prende os dois.
Ilustração de Arthur Rackham
Ponha aqui o seu dedinho...pra ver se está bem gordinho!!!
Que delicioso manjar, terei quando aos dois engordar!
Joãozinho que era levado, um rabo de rato tinha guardado.
Invés do gordo dedinho, por entre as grades mostrava o rabinho.
Certo dia, porém, o coitado perde o rabinho, que desastrado! E à velha não pode negar:
_Mostre o dedinho!
Pôs-se a chorar.
A velha contente para os dois assar, prepara a fogueira, pra lhes enganar:
_Venham cá, ó meus netinhos. Venham catar gravetinhos, que é para o frio espantar. Venham a fogueira pular.
Mas, Joãozinho anda ligeiro: Pule a senhora, primeiro.
Erra o pulo, a feiticeira; tropeça e cai na fogueira.
Irmãos Grimm

7 comentários:

  1. Eu estava procurando essa música.Minha mãe teve alzheimer e no fim da vida ela cantava essa música que nunca tinha cantado.Acho que eram as lembranças da infância voltando. Nunca consegui aprendê-la toda. Fiquei feliz por encontrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As lembranças das mães são capazes de trazer sentimentos maravilhosos aos nossos corações. Fico feliz em ajudar, de algum modo. Abraços.

      Excluir
  2. Gente, compartilhem o áudio comigo. Mesmo que seja um pedaço do que lembram. Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Queila! Vou procurar saber como postar um áudio e se conseguir, o farei. Abraços

      Excluir
  3. Ah, que maravilha encontrar a letra desta música! Cresci ouvindo minha mãe cantar. Aprendi de cor e cantei para ninar meus filhos. Agora, acabei de ganhar minha netinha e tentei cantar para ninar e não consegui lembrar a letra completa. Pronto! A partir de agora cantarei divinamente! Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. A minha mãe cantou muito pra mim. Agora canta para os netos. A-DO-ROOOOOOOOO

    ResponderExcluir