quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

TÉCNICAS DE ARTE



PINTURA A DEDO COM TINTA CASEIRA

Objetivos: desenvolver a criatividade, expressão artística e oportunizar a experimentação de material alternativo.
Material: amido de milho ou farinha de trigo, anilina, pó de gelatina (vencido), pó de café coado, ou urucum, qualquer coisa que dê cor e esteja disponível. Folha de cartolina cortada em tamanho de sulfite (A4), potes de vidro ou plástico com tampas.
Procedimentos didáticos: cortar a cartolina ou outro papel grosso, em tamanho A4 e distribuir uma folha para cada aluno. Levar preparado um "mingau" cozido de amido de milho ou maizena, feito com água e diversos materiais coloridos como anilina, café coado, urucum, etc, feitos separadamente e colocados em vidros com tampa (descartáveis), mantidos na geladeira até o dia de uso. Dura aproximadamente 4 dias. Disponibilizar os potinhos com estas tintas para serem usados como pintura a dedo. Pedir às criaças que façam a pintura usando as "tintas", relacionando ao tema da aula do dia, ou tema livre.

DESENHO BRANCO-SURPRESA

Objetivos: desenvolver a criatividade, expressão artística, o encantamento, a concentração.
Procedimentos didáticos:conversar com os alunos sobre o tema da aula do dia. Pedir aos alunos que façam um desenho relacionado a este tema, em folha branca, com giz de cera branco ou vela (apagada). Eles não irão enxergar o que estão fazendo, mas terão que se concentrar para não perder a sequência da cena que pretendem fazer. quando o desenho estiver terminado, passar na folha, por inteiro, uma solução de anilina misturada com água e um pouco de álcool (bem rala ou aguada), com auxílio de algodão, gase ou paninho dobrado feito uma bolinha. Assim que passar a anilina, o desenho aparece e fica muito bonito.
Material:folha branca de papel sulfite ou folha de papel de gramatura 180, ou ainda cartolina; giz de cera branco ou vela; anilina comestível nas cores desejadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário