sábado, 26 de fevereiro de 2011

AULAS

A CRIAÇÃO DIVINA


Simulação de como poderá ficar o desenho completado pela criança.








Objetivo:Reconhecer a criação divina. Refletir sobre a bondade divina ao criar este mundo para o homem e oportunizar o sentimento de gratidão a Deus.

Conteúdo: A criação divina no mar, no ar e na terra. O homem como o centro da criação.

Público-alvo:crianças de 7 a 9 anos.
Iniciar com uma oração espontânea simples e incentivar sempre as crianças para que a façam, perguntando : quem quer fazer a oração inicial, hoje?

Detonador: A foto de uma paisagem muito bonita, com vários elementos da natureza. Perguntar: Quem criou tudo isso? Para quem foi criado?
Iniciar uma conversa sobre os elementos da paisagem e tudo os que as crianças identificam. Deixa´-las falar livremente, respeitando as regras de convivência: um de cada vez e ouvindo o outro. Conduzir a discussão realçando a bondade divina para com o homem.
Outra questão que pode ser abordada é se estamos cuidando bem deste planeta. Como devemos cuidar dele?

Listar as ações de cuidado citadas pelas crianças e escrevê-las em cartolina.
Pedir que desenhem cenas de pessoas cuidando da Terra. Montar um painel com os desenhos e a lista de cuidados. Expor na sala de aula ou em outras dependências onde outras pessoas possam ver e refletir.

Cantar a música: "Quem fez o grande sol? quem fez as árvores? quem fez os passarinhos e quem nos fez?
Deus fez o grande sol para brilhar!
Deus fez as árvores pra descansar!
Deus fez os passarinhos pra voar e Deus nos fez pra te ajudar!"

Variação: Caso você não conheça a música, use-a como poesia e posterior ilustração feita pelas crianças.

Atividade artística:
Apresentar uma folha sulfite (A4), branca, com um traço aleatório na folha, feito com pincel atômico. Pedir às crianças que imaginem a partir daquele desenho, uma coisa que Deus tenha criado no planeta Terra. Pode ser do ar, da terra ou do mar. Deixar que as crianças falem.
Em seguida, disponibilize lápis de cor, canetinha, pincel atômico, lápis grafite e solicite que façam o desenho daquilo que imaginaram. Enquanto eles desenham e dão cor, faça três faixas com pincel ou leve-as prontas de casa, com os dizeres: "Deus fez as coisas do ar"; "Deus fez as criaturas do mar" e "Deus fez as coisas da terra".
"Obrigado Deus por nos amar tanto!
Faça exposição de alguns trabalhos em sala, em local próprio (mural, varal...). Guarde os outros trabalhos para montagem de álbuns individuais. Tome o cuidado de sempre variar os autores dos trabalhos expostos, para que todos se sintam valorizados, mesmo que alguns não fiquem tão bonitos como você gostaria.

Encerrar a aula com o Pai Nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário